Notícias

Empresas repensam estratégias para viabilizar o trabalho híbrido

Organizações que usam tecnologias tradicionais de acesso remoto dizem que ficam aquém do apoio ao novo modelo

Forçadas pela pandemia a fornecer aos funcionários acesso a sistemas e a informações de que precisavam para trabalhar em casa, organizações de TI em todo o mundo recorreram a tecnologias tradicionais como Redes Privadas Virtuais (VPN). E elas funcionaram. Porém, à medida que o mundo se move para o trabalho híbrido, 96% dos líderes de TI que participaram de uma pesquisa global recente realizada pelo Gartner Peer Insights em nome da Citrix Systems, Inc. (NASDAQ: CTXS), dizem que a VPN já não corresponde mais às expectativas e estão repensando sua abordagem.

Mudança radical

Os modelos híbridos mudaram radicalmente onde e como o trabalho é feito – e até quem o faz. Das organizações que participaram da pesquisa Citrix:

  • 96% têm uma política de trabalho híbrido ou permitem trabalho totalmente remoto ou híbrido.
  • 85% dizem que sua força de trabalho está mais dispersa geograficamente do que há dois anos.
  • 75% viram um aumento no número de trabalhadores sazonais, contratados ou autônomos.

Quando se trata de apoiar essas mudanças, os entrevistados dizem que as soluções implementadas para permitir o trabalho remoto são insuficientes. 96% dos entrevistados apontaram preocupação com falha na proteção contra riscos de segurança adicionais apresentados por funcionários que trabalham em qualquer lugar. A divisão digital entre aqueles que estão no escritório e aqueles que trabalham remotos também foi um item de preocupação (63%). Ainda, 46% apontaram impedimentos com a colaboração eficiente entre funcionários distribuídos e 33% apontaram falta de apoio para iniciativas de BYOD (“traga seu próprio dispositivo”).

Uma mudança estratégica

As empresas estão aumentando seus investimentos em tecnologias que lhes permitam fornecer uma experiência mais simples, consistente e segura para os funcionários, independentemente de onde trabalhem. Os investimentos incluem Infraestrutura de desktop virtual (VDI) (69%), Aplicações e desktops virtuais (56%), Desktops como Serviço (DaaS) (42%) e Acesso à rede Zero Trust (34%).

A VPN continua sendo a solução mais popular para dar suporte ao trabalho remoto. Mas, como revela a pesquisa, não basta permitir um trabalho híbrido seguro e produtivo por conta própria. De acordo com a pesquisa, 87% dos entrevistados que usam VPN implementaram pelo menos uma outra solução para preencher as lacunas, incluindo VDI (69%), Aplicações e desktops virtuais (49%) e DaaS (39%).

Resultados desejados

Quando solicitados a identificar os três principais benefícios que suas soluções de trabalho híbridas oferecem, os participantes da pesquisa disseram que:

  • Fornece proteção em camadas para todos os dispositivos na rede, incluindo não gerenciados e BYOD.
  • Cria uma experiência de trabalho equitativa, fornecendo aos funcionários acesso consistente e confiável a aplicações e dados, independentemente de onde estejam trabalhando.
  • Fornece proteção em camadas e gerenciamento de segurança consistente para todas as aplicações.

“O trabalho híbrido é o futuro do trabalho”, afirma Tim Minahan, vice-presidente executivo de Estratégia da Citrix. “Organizações inovadoras reconhecem isso e estão repensando as soluções usadas para prover suporte a fim de que possam entregar esse novo modelo o quanto antes”.

A Citrix fornece uma plataforma de espaço de trabalho digital completa que empresas de todos os tamanhos podem usar para permitir um trabalho seguro. Com a Citrix, os funcionários podem trabalhar onde e como preferirem, e a TI pode ter certeza de que suas informações e dispositivos permanecem seguros. Clique aqui para saber mais sobre as soluções Citrix e o valor que elas podem oferecer.

A pesquisa foi realizada com 200 líderes de TI da América do Norte, EMEA e Ásia Pacífico no período de abril a maio de 2022 pelo Gartner Peer Insights em nome da Citrix Systems, Inc.

voltar

Links Úteis

Indicadores diários

Compra Venda
Dólar Americano/Real Brasileiro 5.0153 5.0156
Euro/Real Brasileiro 5.3598 5.4098
Atualizado em: 29/03/2024 01:55

Indicadores de inflação

12/2023 01/2024 02/2024
IGP-DI 0,64% -0,27% -0,41%
IGP-M 0,74% 0,07% -0,52%
INCC-DI 0,31% 0,27% 0,13%
INPC (IBGE) 0,55% 0,57% 0,81%
IPC (FIPE) 0,38% 0,46% 0,46%
IPC (FGV) 0,29% 0,61% 0,55%
IPCA (IBGE) 0,56% 0,42% 0,83%
IPCA-E (IBGE) 0,40% 0,31% 0,78%
IVAR (FGV) -1,16% -0,37% 1,79%