Notícias

Doente, deprimido, desempregado, desmotivado e endividado

O brasileiro passa por momentos delicados referentes á sua sobrevivência, com a Recessão, Economia em declínio, Desemprego, Taxa de Juros Elevados, com Inflação em Alta, sua sustentabilidade e continuidade exige uma AÇÃO e ATITUDE que deve resultar em MUDANÇA

Autor: Elenito Elias da CostaFonte: 0 autorLink:

“A opção errada na escolha do candidato, tem consequências desastrosas que deixam sequelas a todos da família, e o epitáfio se torna visível diante da linha tênue que separa VIDA e a MORTE”. (Elenito Elias da Costa e o genial LEVY DA COSTA).

INTRODUÇÃO

O brasileiro passa por momentos delicados referentes á sua sobrevivência, com a Recessão, Economia em declínio, Desemprego, Taxa de Juros Elevados, com Inflação em Alta, sua sustentabilidade e continuidade exige uma AÇÃO e ATITUDE que deve resultar em MUDANÇA.

Essa situação poderá se agravar no caso da pífia economia da CHINA, nosso maior importador de nossos produtos, já que esperavam um PIB de 1,0% e só obteve 0,4%, sofrendo com um Lockdown onde inviabilizou diversas transações comerciais, prejudicando sensivelmente o Brasil.

Essa consequência será sentida no Brasil no terceiro/quarto trimestre de 2022, onde os reflexos serão mais graves, e quando somado aos problemas domésticos vitimam ainda mais a sociedade.

O presente artigo versa sobre as consequências sofridas pela sociedade de um período, mas elásticos dos problemas econômicos, onde tais fatos afetara sensivelmente a situação da base da pirâmide e principalmente da classe média, onde geralmente encontram-se os que mais suportam o arrocho da instabilidade econômica.

SOCIEDADE

A sociedade brasileira sabe que habita um país continental, maior país da América do Sul, com riquezas naturais e minerais, terras férteis, dividido em cinco regiões, com aquífero de água potável, possui uma região Amazônica com riquezas ainda ocultas, vive há 522 anos com o pires na mão, exceto o período de determinado ParTido, que acreditamos no seu retorno, mas o período do atual governo não alcançou nem atendeu as necessidades básicas dessa Nação.

Mesmo considerando a Pandemia, as consequências econômicas, o conflito bélico, a situação dos países do primeiro mundo, e os nossos problemas domésticos que inundou em todas as decisões do atual executivo.

Acredito que o ELEITOR brasileiro, deve está informado ou mesmo sentindo no bolso as consequências das ações e atitudes do atual governo, mas ainda há aqueles que apoiam e ratificam tais fatos, respeitamos todas as opções, pois o ambiente democrático nos conduz.

Acreditamos ainda que hoje já se consolida nos meios sociais, a opção mais acertada que possa proceder à mudança que o País precisa e necessita, diante das dificuldades existentes.

Mas também sabemos que a sociedade brasileira, não possui uma educação de qualidade que possa entender os graves fatos sociais, econômicos e políticos que assolam a sociedade.

Não devemos esquecer é que a Pandemia, a Recessão Econômica e as Inovações Tecnológicas, hã de estabelecer uma nova estratificação social ainda não descrita em livros próprios, quais sejam: os INCLUÍDOS, aqueles que têm uma educação de qualidade, falam outros idiomas, e tem sincronia racional com a Inteligência artificial, velocidade 5G, e Metaverso, e os EXCLUÍDOS que não aproveitaram essa oportunidade de se capacitar e se qualificar para esse momento e está muito próximo do seu epitáfio.

RISCO PARA EDUCANDOS E PROFISSIONAIS

A PROBABILIDADE de que moléstia e doenças afetem os habitantes é verossímil, já que estamos passando por problemas Econômicos, com Pandemia, com Inovações Tecnológicas, com fortes sinais de RECESSÃO, segundo institutos internacionais e nacionais.

O educandos e profissionais podem ser afetados pela Pandemia, ficando obviamente doente, e ainda podem ficar deprimidos diante do quadro que lhe possa inundar, desde a doença ou mesmo o desemprego, gerando em seguida uma DEPRESSÃO, que sabemos que ainda não haver cura e sim tratamento.

O esgotamento e a depressão podem gerar uma grande desmotivação, ou mesmo perturbação psicossomática, trazendo consigo os dissabores que podem furtar a vontade de lutar e de viver.

Ora, estando desempregado e observando a seletividade do mercado laboral, por não ter uma educação de qualidade, e sem condições de se manter quer seja com emprego com CTPS assinada ou não, profissional, autônomo, ou manter um negócio que possa empreender, onde para qualquer das opções há a necessidade de conhecimentos e recursos financeiros, mesmo utilizando a ajuda de órgãos competentes.

Nasce a INADIMPLÊNCIA seguida de endividamento crescente, podendo a seguir ocasionar um descontrole emocional, mesmo que tenha bens que possam ser negociados ou vendidos já denotam certo hiato temporal, para sua conversão, e isso pode ser constrangedor.

A busca de se adaptar as atuais e reais condições financeiras e econômicas é o que mais afeta a classe média, já que não desejam retornar as dificuldades anteriores e há poucas condições de se elevar ou mesmo de se manter no seu atual status quo.

A perca de padrão econômico, se desfazendo de seu bens materiais, para sanar certa inquietação financeira, já que isso afeta o seu meio social em que vivência, e cria certa intranquilidade na classe média.

Manter-se no meio social conquistado exige posições e situações que precisam ser enfrentadas, e a condição conquistada com todos do grupo social condiciona o afastamento de amigos, e isso para a classe média que deseja subir é deprimente, daí entender que alguns aceleram o seu endividamento, comprometendo os seus bens, já que não dispõe de disponibilidade imediata.

Uma das primeiras crises familiares que devem afetar a classe alta e média é a dificuldade em manter o seu status quo social, e não deseja retornar os quadros anteriores, talvez à humildade em reconhecer que diante dos fatos não deve se desfazer de seus bens, e sim buscar uma condição de vida mais afeta a sua condição atual, mesmo que haja perca de amigos e do meio social que vivenciava, pois a VERDADE lhe chama a adotar AÇÕES e ATITUDES coerentes, antes de se desfazer de seus bens.

A maioria deve entender que a RECESSÃO derivada da instabilidade da economia afeta principalmente a classe média e alta, já que a base da pirâmide se acostumou a sofrer.

CONCLUSÃO

Pedimos delicadamente desculpas ao leitor que se sentiu tocado pelos escritos, mas como pesquisadores e escritores, somos obrigados a retrata os fatos com certa celeridade e transparência, já que sabemos da gravidade da RECESSÃO que deverá nos abater, e principalmente com a Economia chinesa com PIB em reduzido.

A solução desse problema para pela necessidade de LER bons livros, se capacitar e buscar forças para continuar sobrevivendo diante desses fatores negativos.

O agravante é que esse fato deverá afetar a todos, indiscriminadamente, mas sabemos que a base da pirâmide já se acostumou a sobreviver com o mínimo necessário.

Diante desse fato é provável que a SAÚDE de muitos fique comprometida, e outros poderão abreviar seu encontro celestial, mas o fato descrito no referido artigo é completamente verossímil.

AUTORES: Elenito Elias da Costa e o genial LEVY DA COSTA.

voltar

Links Úteis

Indicadores diários

Compra Venda
Dólar Americano/Real Brasileiro 5.0153 5.0156
Euro/Real Brasileiro 5.3598 5.4098
Atualizado em: 29/03/2024 06:40

Indicadores de inflação

12/2023 01/2024 02/2024
IGP-DI 0,64% -0,27% -0,41%
IGP-M 0,74% 0,07% -0,52%
INCC-DI 0,31% 0,27% 0,13%
INPC (IBGE) 0,55% 0,57% 0,81%
IPC (FIPE) 0,38% 0,46% 0,46%
IPC (FGV) 0,29% 0,61% 0,55%
IPCA (IBGE) 0,56% 0,42% 0,83%
IPCA-E (IBGE) 0,40% 0,31% 0,78%
IVAR (FGV) -1,16% -0,37% 1,79%